O que é um Ecolodge

14
10 / 2020

O que é um Ecolodge

Pousada, Hotel, Resort, Ecolodge. São muitos os termos que diferenciam as hospedagens. Mas, você sabe o que é um Ecolodge?

Diferente do que muita gente imagina, um Ecolodge é muito mais do que uma pousada no meio da Natureza, ou simplesmente um título bacana. Na verdade, para ser um verdadeiro Ecolodge é preciso possuir algumas características essenciais.

 

Por que ir a um Ecolodge? 

Quando você planeja uma viagem, quais os requisitos você busca preencher? Uma boa noite de sono, um banheiro de novela ou um café da manhã cinco estrelas?

Na verdade, há muitos interesses envolvidos ao planejar as próximas férias ou uma viagem para conhecer um novo lugar. Porém, é cada vez maior a procura por lugares que estão alinhados com algumas práticas de sustentabilidade. Seja em lodges ou com roteiros ecoturísticos, a procura por lugares que respeitam o meio ambiente, hoje, mais do que nunca, tem aumentado muito. Também não é para menos, já que atualmente a pauta ambiental tem sido motivo de grande preocupação ao redor do mundo.

 

Ecolodge e Turismo Ecológico 

O que define um Ecolodge? Turismo ecológico tem a ver com Ecolodge? Enfim, qual a relação entre os dois?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o turismo ecológico é definido como segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando a conservação e buscando formar consciência ambiental por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Portanto, turismo ecológico é caracterizado pelo contato com a Natureza e pela realização de atividades que promovam vivência e conhecimento, além de visar a proteção das áreas em que o ecoturismo ocorre. Resumindo, o turismo ecológico é a atividade turística que promove uma relação sustentável com a natureza. Deste modo, um Ecolodge é portanto, o lugar ideal para viajantes que desejam vivenciar a natureza e, ao mesmo tempo, apoiar o Turismo Ecológico, ou ecoturismo.

 

Critérios necessários para um Ecolodge 

Mas afinal quais são os critérios necessários para que se tenha um verdadeiro Ecolodge? Então, vamos à lista de práticas essenciais que todo ecolodge precisa ter:

1) Ajudar na conservação da flora e fauna do entorno;
2) Que a construção do Ecolodge impacte o mínimo possível no ambiente;
3) Se encaixam em seus contextos físicos e culturais específicos, através de uma cuidadosa atenção à forma, ao paisagismo e à cor, além do uso da arquitetura vernacular;
4) Usar meios alternativos e sustentáveis de aquisição de água e reduzir do consumo;
5) Realizar o manuseio e descarte de resíduos sólidos;
6) Atender às suas necessidades de energia por meio de projeto passivo e fontes de energia renováveis;
7) Usar tecnologia e materiais tradicionais de construção, sempre que possível, e combiná-los com tecnologias modernas para maior sustentabilidade;
8) Esforçar-se por trabalhar em conjunto com a comunidade local, envolvendo-os nos estágios iniciais de planejamento;
9) Oferecer programas interpretativos para educar funcionários e turistas sobre o ambiente natural e cultural circundante;
10) Contribuir para o desenvolvimento local sustentável por meio de programas de educação e pesquisa;
11) Usar sistemas de tratamento de esgoto ecologicamente corretos;


Banana Bamboo, um verdadeiro Ecolodge! 
Agora que você já sabe o significado do Ecolodge e do Turismo ecológico, que tal vivenciar todas essas práticas?
Nada como conhecer de perto as tecnologias sustentáveis e descobrir como é possível vivenciar o Turismo Sustentável!
Então, aproveite para se conectar com a Natureza e com sua essencia! Saiba mais sobre nossos pacotes! 

 

RECEBA NOTÍCIAS, PROMOÇÕES


© 2021 | Ok Arte

visite também | also visit