Para nós, sermos ecologicamente sustentáveis exige não só intenção, mas ação. Afinal, sabe-se que, hoje em dia, há muita promoção em torno do tema ‘sustentabilidade’. Por isso, levamos à risca a prática de valores nos quais acreditamos. De modo que sabemos ser plenamente possível fazer do Turismo uma atividade sustentável e economicamente viável e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura local.
Nossa prática é exercida em diversos âmbitos. Por isso, no Banana Bamboo Ecolodge, além de contato íntimo com a Mata, você vai encontrar desde uma miniusina de Energia Fotovoltaica (solar) até uma Agrofloresta, em plena produção. Além disso, temos um cardápio com pratos deliciosos e customizados, a partir dos preceitos da Ecogastronomia e da Culinária Natural.
Assim, acreditamos que é por meio da valorização da biodiversidade presente nas Florestas, a única maneira de garantir que elas se mantenham de pé. Ser um Ecolodge e viver o Turismo Sustentável é atuar em sintonia com a Natureza e com a comunidade local ressignificando ações e relações.
Nosso espaço foi planejado com o intuito de integrar as construções, em sua maioria feita de bambu, com a paisagem natural.
No pé da belíssima Serra do Mar, em meio a um Parque Nacional, nossos amplos espaços estão distribuídos em múltiplas áreas de convivência (10 suítes, Lounge, Bistrô, Sauna, Restaurante, Sala de Massagem, Sala de Yoga), além da Agrofloresta e tecnologias sustentáveis! Tudo interligado por decks e passarelas suspensas.
Quem diz isso é Alexandre Haberkorn.
Ao lado da companheira Luciana de Sá Nogueira, ambos deram início ao que hoje existe e materializa-se em forma de Turismo Sustentável: o Banana Bamboo Ecolodge.
“Sempre buscamos um espaço no litoral norte, que fosse mais reservado e com muito verde”, conta Luciana.
A abertura do Ecolodge está fundamentada na palavra amor e surge com o nascimento de Micael, o primeiro filho do casal, em 2016. Assim, este sentimento permeia o Banana Bamboo desde a fase embrionária, ainda em forma de sonhos e ideias, até a concepção, construção e inauguração do espaço.
O casal é parte da fundação do resort Spaventura, em Ibiúna, onde por dez anos trabalharam aplicando técnicas sustentáveis de forma harmônica. Então, adquiriram a propriedade e nela realizaram um processo de total transformação. De um lugar abandonado para o que conhecemos hoje.
Aqui no Banana Bamboo Ecolodge acredita-se na impermanência e evolução constante. Desta forma, seguimos sempre atentos às inovações, às formas de interagir com o ambiente e principalmente às ações que transmitam gratidão e respeito à Natureza, tão abundante na nossa região.
Somos movidos pela dinamica e fluidez, pela leveza, gentileza e gratidão!
Assim, com nossa equipe multidiciplinar, nos desenvolvemos de forma viva e orgânica, em um fluxuograma fluido, inspirado na bela flor de lótus, onde cada pétala representa um funcionário, colaborador e/ou parceiro.
Aqui, nosso pilar e motivação maior é a sustentabilidade, com base neste conceito desenvolmos técnicas e colocamos em prática habilidades das mais variadas áreas.
Mão de obra local
O Banana Bamboo Ecolodge prioriza a mão de obra local para contribuir com a geração de renda do município, além de acreditar no aprimoramento pessoal, como forma de promover o bem-estar social do entorno.
Por meio de treinamentos e capacitação, em diversos temas, profissionalizamos nossa equipe para que o serviço oferecido pelo Ecolodge seja de qualidade e os profissionais possam se desenvolver e crescer.
Recentemente fechamos parceria com a plataforma YAM possibilitando aos nossos funcionários cursos sobre alimentação consciente e ayurveda, sustentabilidade e vaganismo.
Luciene, nossa encarregada da cozinha, foi uma das beneficiadas: “O bom desse curso é que aprendemos realmente o conceito do Ecolodge, coisas que ainda tínhamos certa dificuldade de entender. Foi maravilhoso!”
Se você se familiariza com o Banana Bamboo Ecolodge, mande o seu currículo para: contato@bananabamboo.com.br